Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

COPOMCom frequência vemos notícias na TV, internet e rádio, falando sobre as mudanças na taxa SELIC, sendo que ultimamente, vimos a SELIC cair para seu menor nível na história, à 6,5% ao ano. Mas afinal, o que é a SELIC, e qual o seu impacto em nossas vidas?

A SELIC nada mais é do que a taxa básica de juros da economia aqui no Brasil. Podemos dizer que é a taxa de juros “mãe” de todas as outras taxas praticadas no Brasil, pois quando a SELIC diminui, as demais taxas também diminuem, e quando ela aumenta, as outras também sobem.

Mas e quem define se a SELIC vai subir ou descer? O Comite de Política Monetária, também conhecido como COPOM, é o responsável por definir a taxa básica de juros da economia. O COPOM se reúne 8 vezes no decorrer de cada ano, para definir se a taxa SELIC será mantida ou se sofrerá alguma modificação para cima ou para baixo. Mas e como o COPOM define se a taxa vai subir ou descer afinal?

De forma simples e resumida, a taxa SELIC é usada para controle da inflação e estimulo à economia, sendo assim, quando a inflação está acima da meta do governo, o COPOM aumenta a SELIC, dessa forma o crédito fica mais caro, pois os juros aumentam, e com isso o consumo diminui, reduzindo a pressão inflacionária. Quando a inflação está baixa demais, o governo diminui a SELIC, o que incentiva o crédito com juros menores e aumenta o consumo, estimulando a economia.

InflacaoAlém disso, a SELIC é a taxa usada para remunerar os títulos do tesouro direto, conhecidos como Tesouro SELIC, um dos investimentos em renda fixa mais seguros que existem, e que vem ganhando cada vez mais popularidade. Além de ser usada para remunerar títulos do governo, a SELIC também influencia diretamente o CDI (Certificados de Depósito Interbancário), falamos sobre ele anteriormente aqui, além de influenciar a rentabilidade da poupança da seguinte forma:

  • SELIC acima de 8,5% ao ano: poupança rende 0,5% ao mês + TR;
  • SELIC abaixo de 8,5% ao ano: poupança rende 70% da taxa SELIC vigente no momento. Atualmente, com a SELIC em 6,5% a poupança rende 4,55% ao ano.

 

 

linkedinrssinstagram

2 Comments

CDI – Certificados de Depósito Interbancário – O que é? – InvestFacil.net · 13/04/2018 at 04:34

[…] O valor do CDI é calculado diariamente, e é sempre muito próximo à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da nossa economia e falamos sobre ela aqui. […]

CDB – Certificado de Depósito Bancário – O que é? – InvestFacil.net · 17/04/2018 at 05:46

[…] interbancário), que como já falamos anteriormente aqui, sempre acompanha muito de perto a taxa SELIC, também já falamos dela aqui. O percentual do CDI que será pago não é fixo, e é ele quem é afetado pelo tamanho do banco e […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *