Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

A grande maioria dos investimentos de renda fixa tem seu rendimento definido pela taxa do CDI (certificado de depósito interbancário), principalmente os de renda fixa, mas afinal o que é o CDI?

O CDI, certificado de depósito interbancário, é um título emitido por instituições financeiras, para equilibrar as operações entre bancos. Ao final de cada dia, todos os bancos precisam fechar com seu caixa no azul, e como alguns têm mais saques, enquanto outros têm mais depósitos, os bancos fazem empréstimos entre si para fechar as contas, e o nome da taxa desses empréstimos é CDI.

cdi-certificado-de-deposito-interbancario

O valor do CDI é calculado diariamente, e é sempre muito próximo à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da nossa economia e falamos sobre ela aqui.

Além de ser usado nos empréstimos entre os bancos, o CDI também é utilizado como referência em várias aplicações, como por exemplo:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • LC (Letra de Câmbio)
  • Debêntures
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)

O CDI também é muito utilizado como benchmark para fundos de investimentos, como uma forma de definir metas de rentabilidade dos fundos, ou mesmo como critério para pagamento de taxa de performance.

linkedinrssinstagram

2 Comments

SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – O que é? – InvestFacil.net · 13/04/2018 at 04:33

[…] Além de ser usada para remunerar títulos do governo, a SELIC também influencia diretamente o CDI (Certificados de Depósito Interbancário), falamos sobre ele anteriormente aqui, além de influenciar a rentabilidade da poupança da seguinte […]

CDB – Certificado de Depósito Bancário – O que é? – InvestFacil.net · 17/04/2018 at 05:41

[…] rentabilidade do investimento é baseada em uma taxa de referência. A mais comum e utilizada é o CDI (certificados de depósito interbancário), que como já falamos anteriormente aqui, sempre acompanha muito de perto a taxa SELIC, também já falamos dela aqui. O percentual do CDI […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *